O que é a Pedagogia Waldorf
PedagogiaA Pedagogia Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, com a fundação de uma escola destinada aos filhos dos funcionários da Indústria Waldorf Astoria, em Stuttgart. Dava-se assim o primeiro passo para o início de uma pedagogia que hoje é adotada por mais de 800 escolas em todo o mundo. Seu idealizador foi Rudolf Steiner, austríaco, formado em ciências exatas. Voltando-se para os estudos de filosofia, Steiner fundou a Ciência Espiritual Antroposófica, conhecida como Antroposofia.

De acordo com a Antroposofia, Rudolf Steiner esboçou um curriculum que tem como pano de fundo as fases do desenvolvimento da criança. Ele pensava que o papel da escola era o de prover as necessidades das crianças, e não o de atender às necessidades impostas por um Governo ou por forças econômicas. Desta forma, ele desenvolveu um curriculum que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz as crianças a um pensamento livre.

- A Pedagogia Waldorf, de Rudolf Lanz.
- Os primeiros anos da infância - material de estudo dos jardins-de-infância Waldorf, de Rudolf Steiner.
- Os três primeiros anos da criança - a conquista do andar, do falar e do pensar e o desenvolvimento dos três sentidos superiores, de Karl König.
- Criança querida - o dia-a-dia das creches e jardim-de-infância, de Renata Keller Ignácio.
- Jardim-de-infância - estruturando o ritmo diário segundo as necessidades da criança pequena, de Helle Heckmann.
- Criança brincando! Quem a educa?, de Luiza Helena Tannuri Lameirão.
- Educação para a liberdade - a pedagogia de Rudolf Steiner, de Frans Carlgren e Arne Klinborg.

- www.federacaoescolaswaldorf.org.br
- www.sab.org.br